Varejo: grandes marcas avançam pelo interior do Brasil; Partage aumenta mix de lojas 

Marcas nacionais e internacionais apostam em operações fora das capitais para expandir pelo país e contam com a expertise da companhia, detentora de 10 shoppings em cidades do interior 

 

São Paulo, abril de 2023 – O Brasil observa, ao longo das últimas décadas, um movimento forte de crescimento de zonas urbanas. O movimento impulsiona também o varejo e as grandes marcas, que vêem nas novas grandes cidades do interior um potencial gigantesco de negócios. A Partage Shoppings Centers, responsável por 14 empreendimentos pelo país, sendo 10 deles em cidades do interior, é um exemplo desse contexto: atua como uma porta de entrada das multinacionais em regiões até então não exploradas. 

Dados do MapBiomas apontam que, entre 1985 e 2020, as áreas urbanizadas no país dobraram, passando de 2,1 milhões de hectares para 4,1 milhões de hectares. Essa expansão também apresenta índices superiores ao crescimento populacional, com uma taxa anual de 1,97%, ante 1,45% do aumento do total de brasileiros.  

E o varejo internacional que cresce pelo país está de olho nesse movimento. É o caso da operação em Marabá, no interior do Pará, com mais de 280 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE (2020), que inaugurou recentemente operações como Aramis e Tommy Hilfiger, por exemplo. Outro exemplo é a chegada da Vivara, com a nova marca Life, que chega à Campina Grande, na Paraíba, com população estimada superior a 400 mil, também pelos dados oficiais. 

A companhia também atua em cidades com menos de 250 mil habitantes. É o caso de Parauapebas, também no Pará. O Partage Shopping Parauapebas é a porta de entrada de lojas como Vivara e Tommy Hilfiger, marcas internacionais que oferecem seus principais produtos à população, com a praticidade da fácil localização. 

“Atuamos como uma ponte para levar marcas que nunca pensaram em expandir suas operações para o interior, para que possam transformar esse sonho em realidade. A Partage garante a estabilidade e o cenário ideal para a interiorização dessas marcas. É possível aproximar essas empresas a públicos novos, com alto poder aquisitivo e com opções físicas escassas até então. Além disso, estamos em capitais como Natal e Cuiabá, e concentramos também nossos esforços em cidades do interior de extrema importância para suas regiões. É um modelo que vem dando muito certo e nos ajudando a crescer país afora”, afirma Adriano Capobianco, diretor Comercial e Novos Negócios da Partage Shoppings Centers. 

A companhia segue expandindo o portfólio. O mais recente, há menos de um ano, foi a aquisição de dois empreendimentos de uma vez: em Jaraguá do Sul-SC (com gigantes do varejo nacional e internacional, como Arezzo, Morana, World Tennis, Youcom, entre outras)  e Arapiraca-AL (com Lojas Renner, Riachuelo, C&A, Centauro, Samsung, entre outras) cidades relevantes para as regiões onde estão localizadas, que se encaixam exatamente no perfil de aquisições da empresa, que observa atentamente o mercado de olho em novas oportunidades de negócio. 

Aumento do mix de lojas 

A Partage Shoppings Centers também celebra o bom momento do varejo brasileiro. Levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), os Dados do Monitoramento de Mercado Abrasce – Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce), apontam que o movimento de pessoas por esses empreendimentos pelo Brasil em fevereiro aumentou 12% em comparação ao mesmo período do ano passado.  

O bom momento estimula também a chegada de novas lojas. A Partage Shoppings Centers celebra a chegada de quase 50 operações entre os 12 Shoppings da companhia pelo país. Todos os segmentos estão inclusos, como restaurantes, vestuário, serviços, entretenimento, beleza e perfumaria. 

“A chegada de novas marcas é importante para fornecer aos nossos clientes por todo o Brasil mais opções para as compras. O Shopping Center é, hoje, um lugar onde se pode resolver a vida, desde fazer compras até levar as roupas para lavar, por exemplo. Queremos fazer parte da vida do público que nos prestigia, pois sabemos da relevância dessas operações para as regiões onde estão localizadas”, conclui o executivo.